Como cuidar do porquinho da India
Os porquinhos-da-índia são delicados e dóceis e dificilmente mordem, a menos que sejam perturbados ou ameaçados. Estes lindos roedores, carinhosos e simpáticos necessitam de espaço para movimentar-se e exercitar-se, devendo ser soltos algumas horas diárias, sob supervisão de um adulto. E também precisam de amor e carinho.
Ao pensar em adquirir um porquinho-da-índia para fazer-lhe companhia, lembre-se de que ele também gosta de atenção e afeto e precisa, como todos os animais de estimação, de alimentação adequada, água limpa e fresca todos os dias, para além de uma boa higiene. Existem muitas raças de porquinhos-da-índia, sendo a mais comum a de pelo liso e curto. É um animal que gosta de viver em grupo, devendo ser levado para casa em dupla (dois machos ou duas fêmeas, caso a intenção não seja a reprodução). Antes de o levar para casa, deve preparar a sua chegada, providenciando a gaiola, alimentação, acessórios e algumas “dicas” sobre a forma de cuidar desse roedor tão fofinho.
Gaiola
Ele precisa de um lugar confortável, espaçoso, seguro e protegido de gatos ou outros animais, para ter uma vida saudável e sem stress. O seu ambiente deve ser fácil de limpar, porque os porquinhos-da-índia não gostam e nem devem ter falta de higiene. A gaiola precisa ser limpa, regularmente, de preferência uma vez por semana.
Os porquinhos-da-índia sentem-se tranquilos e seguros tendo um esconderijo para descansar ou para se esconder quando estão assustados. Este deve ser colocado dentro da gaiola e existem inúmeros modelos e de diferentes materiais.
Existem brinquedos de empurrar passar por cima ou mastigar, indicados para manter estes maravilhosos animais felizes, pois eles são brincalhões. No fundo da gaiola é aconselhável colocar uma material absorvente ou lascas de pinho.
Alimentação
O comedouro deve estar sempre abastecido com um alimento indicado para esta espécie. Colocar também sempre à disposição Feno e um Bloco Mineral, pois este contribui para o controlo do crescimento dos dentes.
Reprodução
Esses encantadores roedores reproduzem-se com facilidade, o ano todo. A idade recomendada para o primeiro acasalamento é quatro meses para os machos e de três a sete, para as fêmeas. O período gestacional varia de 59 a 72 dias, sendo mais comum a gestação de 62 dias. Depois de nascerem, os filhotes medem entre sete e oito centímetros e devem ser amamentados durante três semanas.
Cuidados
As unhas do porquinho-da-índia devem ser cortadas periodicamente, usando uma tesoura adequada. Geralmente a espécie de pelo curto não precisa de banho, pois faz a sua própria higiene.
Dicas
Para ganhar a confiança deste simpático roedor, faça-lhe carícias sempre. O porquinho-da-índia assusta-se com facilidade. Fale para ele com voz calma. Cuidado para nunca o deixar cair, estes animais são algo sensíveis
Os porquinhos-da-índia são animaizinhos delicados e dóceis e dificilmente mordem, a menos que sejam perturbados ou ameaçados. Esse bichinho lindo, carinhoso e simpático necessita de espaço para movimentar-se e
exercitar-se, devendo ser solto por algumas horas diárias, sob supervisão de um adulto. E também precisa de amor e carinho.
Boa sorte e felicidade com o seu roedor!